Tudo sobre DNA e RNA - Biologia

Ácidos nucleicos e biotecnologia

Hoje, você conhecerá o que são, quais são e para que servem os ácidos nucleicos; compreenderá que a molécula de DNA é nossa identidade genética, e cada um tem o seu. 

Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas orgânicas encontradas nos seres vivos.

São os compostos responsáveis pela determinação e transmissão das características hereditárias em todos os seres vivos. Controlam todo o metabolismo celular, dirigindo a síntese de proteínas. Existem dois tipos de ácidos (DNA e RNA).
  • DNA - Ácido Desoxirribonucleico
  • RNA - Ácido Ribonucleico

Ácido Desoxirribonucleico - DNA

A molécula de DNA é constituída por duas hélices em espiral, em cada uma das quais há uma sucessão de nucleotídeos. As duas hélices se ligam pelas bases nitrogenadas através de pontes de hidrogênio. No DNA, a base adenina (A) liga-se sempre à base timina (T) através de duas pontes de hidrogênio, e a guanina (G) liga-se sempre à citosina (C) por pontes de hidrogênio também.


Duplicação do DNA

Dá–se o nome de autoduplicação ou de replicação ao fenômeno de duplicação de DNA. A replicação é um processo semiconservativo, isto é, para cada molécula nova que é formada, uma porção dela faz parte da molécula antiga. O DNA se duplica para que as células possam se regenerar. Processos como cicatrização, crescimento ou até a renovação da nossa pele tem a participação do DNA e sua duplicação.


Descrição da imagem: esquemas de molécula de DNA, no plano e retorcida. No início mostra uma cadeia de nucleotídeos, formanda de fosfato e desoxirribose, marcando o local de presença da Adenina (A), Timina (T), Guanina (G) e da Citosina (C), passando para duas cadeias pareadas, no plano, transformando-se, finalmente, em dupla-hélice retorcida.

Ácido Ribonucleico – RNA

O RNA está intimamente ligado ao processo da síntese de proteínas nas células. Ele é formado a partir de uma molécula de DNA, e ao contrário deste, é uma cadeia simples, isto é, formada por uma cadeia de nucleotídeos.

Biotecnologia

A Biotecnologia é a junção e conhecimentos (Ciência e Tecnologia) com agentes biológicos (organismos, células, organelas, moléculas) a fim de produzir bens e assegurar serviços.

É tecnologia baseada na biologia, especialmente quando usada na agricultura, ciência dos alimentos e medicina. A Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (Organização das Nações Unidas) traz a seguinte definição:

"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."

Assim, Biotecnologia é o conjunto de técnicas que permite à indústria farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos. E também é esta ciência que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microrganismos em fossas sépticas. A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje contamos com plantas resistentes a doenças; plásticos biodegradáveis; detergentes mais eficientes; biocombustíveis; processos industriais e agrícolas menos poluentes; métodos de biorremediação do meio ambiente; centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.




Comentários