Como polinizar, colher e plantar sementes de Dionaea (planta carnívora)

 A Dionaea é a planta carnívora mais comum e hoje vou ensinar a polinizar, colher as sementes e plantá-las. O guia completo da reprodução da Dionaea!


REPRODUÇÃO

Primeiro, tudo só pode ser feito quando a planta cria a sua haste floral. Que são as flores responsáveis pela reprodução das plantas carnívoras. Algumas espécies tem planta macho e planta femea, mas nas Dionaea, a mesma flor possui macho e femea juntos. Isso facilita a reprodução e polinização natural feita por insetos.


 


PARTES DA FLOR

Vou primeiro te mostrar a flor da Dionaea e explicar as partes.



A flor possui os dois órgaos reprodutores, sendo o miolo com aparência de esponja/boca a fêmea e os filamentos com bolinha de pólen os machos.


 


POLINIZANDO

Flores recém-abertas tem pólen fresco e ele é levemente úmido, grudando facilmente no dedo ou em objetos, abelhas, borboletas etc. Flores mais antigas ou se o clima estiver muito quente ou seco, podem secar o pólen e aí já é mais dificil polinizar por ele não grudar tão fácil para fazer esse transporte.

A polinização se resume em passar um palito nos machos, para pegar o pólen, e depois passar o palito com pólen no miolo da planta, a fêmea.

Colhendo o pólen dos braços:



Polinizando o miolo da flor:



Esse processo pode ser feito apenas com 1 flor, caso ela tenha pólen suficiente. Ou pode pegar o pólen de uma flor e colocar em outras plantas, misturando a genética de exemplares diferentes ou até misturando espécies.


PRODUÇÃO DAS SEMENTES

Após a polinização bem sucedida, dizemos que a planta "engravidou" e irá começar a fabricar as sementes!

O caule abaixo das flores vai mudar de formato. Essa é a aparência normal das flores:



Conforme a fabricação das sementes ocorre, o caule engrossa e muda de formato assim:



Nesse ponto as sementes ainda não estão preparadas, mas quando atingem a maturação, elas ficam expostas. Dessa forma é fácil identificar que está na hora de colher as sementes da dionaea.




COLHENDO AS SEMENTES

Você sabe que está na hora de colher as sementes quando o caule seca e fica com essa aparência:




Abra uma folha de papel e deixa uma dobra no meio, para formar um vinco onde as sementes ficarão acumuladas. E então é só apertar com os dedos de leve que as sementes começarão a cair no papel. Tome cuidado porque algumas podem pular longe!




No final, você pode guardar as sementes dentro do próprio papel. Ou pode colocar em um saco ziper e guardar as sementes na geladeira. Elas se manterão vivas por 6 meses e você poderá plantá-las aos poucos.


PLANTANDO SEMENTES

Você vai precisar de um vaso, musgo e um saco plastico.



Molhe o musgo até encharcar e preencha o vaso com ele.



Pegue as sementes e coloque delicadamente por cima do musgo. Elas não podem ser enterradas! Devem ficar por cima. Coloque as sementes afastadas para facilitar visualizar as mudas quando elas começarem a nascer.


É recomendável borrifar um pouco de água por cima das sementes após colocá-las no musgo.



Depois de deixar bem úmido, coloque dentro do saco plástico e pode inclusive por um pouco de água no fundo.



Depois feche o saco e faça alguns furos para que ele receba ar de fora também. Essa é uma mini estufa caseira, que chamamos de berçário.



Ele deve ficar em um lugar iluminado com luz indireta, sem pegar sol, ou com luz artificial de led.

Se perceber que a umidade está baixando dentro da estufa, abra o saco e borrife um pouco de água.




GERMINAÇÃO

As mudas começam a nascer em cera de 1 mês na estufa. O desenvolvimento é lento e leva de 1 a 2 anos para que a planta fique adulta.



Comentários