Eu e minha STC - Síndrome do Tunel do Carpo

Não é fácil ter a síndrome do túnel do carpo... Mas a maior parte das mulheres tem ou vai ter um dia =/
Eu comecei a ter dores nas mãos com 18 anos... No início eram até fraquinha e eu achava que era de ficar muito tempo no computador. Com 23 anos as dores vieram para valer.

Na época eu trabalhava na Record Brasília e não entendia o que era. Muita dor que não paráva com nenhum tipo de movimento ou massagem... Uma dor contínua e que não passava com dorflex ou algo do gênero. Comecei então a ir em um monte de médicos, todos diziam "é tendinite" e nenhum se preocupava em fazer um exame para ver como os meus tendões estavam e se realmente era tendinite... 
Eu logo de cara estranhei, porque eu quase não usava a mão esquerda pra nada, então se fosse esfoorço repetitivo o problema deveria vir na mão direita, né? Pois bem, uma vez, quando a dor estava insuportável, um médico resolver me engessar.


Isso foi em 2009... Os dedos foram engessados porque de acordo com o médico eu não poderia mexer nada por pelo menos 15 dias... Eu nunca tinha quebrado um osso e nem imaginava o que era um gesso, foi horrível. Não conseguia fazer quase nada... Coloca a calça jeans e... Pede pro marido fechar porque você só tem um mão. Vai fazer xixi e... Meia hora só pra baixar short e calcinha. Nunca tinha percebido como minhas mãos eram importantes e isso porque a engessada foi a esquerda e eu sou destra! 

Durante os dias com o gesso minha mão não doeu como o médico preveu.. Mas foi só retirar e começou tudo de novo. E não é uma dor que dá quando você está usando a mão! É uma dor que geralmente dá de noite ou de madrugada, te fazendo acordar com as mãos, antebraços, etc... Pulsando, doendo, dormentes, formingando... Cada vez uma coisa.

Dai eu fui em dezenas de médicos, sempre ortopedistas, e eles sempre me passaram muitos remédios e nenhum exame. Ai que raiva eu tenho dessdes médicos... E isso sempre foi pela rede privada, tá? Eu sempre fiz tudo com plano de saúde, um muito bom por sinal.

E como EU NÃO TINHA TENDINITE é lógico que nenhum remédio para tendão inflamado resolveu o meu problema. 

Eu saí da Record e fui pro SBT Brasília. Empresa nova, plano de saúde novo, novos médicos e nenhum resultado. Foi aí que a dor passou para a mão direita... Comecei a ter dor nas duas!

Mais médicos, mais ortopedistas, até que GRAÇAS A DEUS apareceu uma bendita médica especializada em ortopedia esportiva que resolveu me pedir todos os exames que ninguém nunca tinha pedido!!!

Fiz ultrassom dos pulsos, ultrassom do pescoço (para ver se algum ossinho estava apertando um nervo), ecografia dos tendões e o desgraçado da eletroneuromiografia. (que tem um post dedico a si.) O pior exame que alhuém normal pode fazer... Pra alguém com STC é 3x pior... Mas por mais que seja horrível, que você sofra 1 hora no exame com agulhas e choques que te fazem chorar, é ele o único exame que diagnostica a síndrome. Então se você tem sindrome do tunel do carpo, vai ter que fazer mais cedo ou mais tarde, e é ele que vai te ajudar. Eu hoje sou super grata a este exame por ter descoberto o que eu tinha, já com 25 anos! (lembram que começou com 18? Poisé)

Voltei na minha médica ortopedista esportiva e lógico que todos os exames de tendinite deram negativo! Foi ela que diagnosticou a minha STC e me encaminhou para um neurocirugião especialista em mãos.

Sim, neurocirurgião porque a cirurgia é a única cura, e as vezes nem cura, a STC.
Lógico que eu me desesperei! Comecei a pensar em anestesia, pontos, fisioterapia, entrar no INSS, emprego, etc... Mas nem todo caso é cirúrgico. Por mais que apenas a cirurgia cure em alguns casos a sindrome é facilmente controlada para que a pessoa viva bem normal.

No médico neurocirurgiao especialista em cirurgia de mãos, eu descobri que não era o fim do túnel (do carpo rsrs). Ele me acalmou, me passou acupuntura e fisioterapia além de duas luvas com tala até o antebraço. A acupuntura curou a minha crise de dores! Logo nas primeiras sessões eu senti a diferença e parei de acordar de madrugada com as mãos doendo e formigando. A fisioterapia me ajudou, mas confesso que fiz bem pouquinho... Agora, O QUE ME SALVOU foram as luvas com tala.

Por mais que muita gente pense nas luvas para diminuir o esforço, indicadas para LER e Tendinite, no caso da sindrome do tunel do carpo elas tem outro objetivo. As luvas com tala não devem ser usadas para digitar ou fazer trabalhos manuais, mas sim PARA DORMIR.

Para quem tem a síndrome, a pior coisa do mundo é dobrar o pulso. E dormindo você se encolhe, se dobra, puxa um lençol, um travesseiro... E seu pulso vai pro beleléu! Por isso quem tem a STC acorda de madrugada com dores e dormencia: por que drobrou o pulso e ficou pressionando os nervos.






Eu comecei a usar as minhas luvas com tala em maio de 2011 e já fazem 2 anos que eu não durmo uma noite sequer sem elas. Comemoro neste post 2 ANOS SEM DOR!

Não troco minhas luvinhas por nada nessa vida... Elas me livraram de todos os incômodos e da cirurgia.
Vou colocar aqui, apenas para encerrar o post, algumas dicas de como viver bem com sua sindrome do tunel do carpo:

  • Usar luvas com tala até o antebraços para dormir
  • Não carregar peso
  • Não fazer força para abrir ou puxar algo
  • Não se apoiar nas mãos para levantar
  • Nunca dobrar os pulsos, nem por um segundo
  • Evitar ar condicionado muito forte ou sair no frio sem luvas para aquecer
  • Esquentar as mãos e antebraços em água morna quando começarem as dores
  • Não usar relógio 
  • Evitar anéis, use apenas a aliança


Espero que todos que procurarem este post por terem o mesmo problema que eu, consigam sucesso e se livrem desse sofrimento. Boa sorte pra todo mundo!


Comentários